Indígenas participam do projeto educacional Bombeiro Mirim – Anjos do Araguaia

Sete crianças indígenas, com idade entre 8 e 12 anos, foram integradas à turma Bombeiro Mirim – Anjos do Araguaia 2014 na cidade de Aruanã. O projeto, que acontece durante o período das férias de julho, conta agora com meninos e meninas pertencem as tribos Karajá e Javaé,uma novidade que visa ampliar ainda mais o número de “agentes” multiplicadores da doutrina do Corpo de Bombeiros Militar, focada na prevenção dos acidentes e na preservação ambiental.

Esses indígenas que vivem ainda em aldeias têm uma ampla convivência com a sociedade local, o que não os impediu em manter costumes tradicionais do grupo como: a língua nativa, as bonecas de cerâmica, as pescarias familiares, os rituais como a Festa de Aruanã e da Casa Grande (Hetohoky), os enfeites plumários, a cestaria e artesanato em madeira e ainda as pinturas corporais. Ao mesmo tempo, buscam a convivência temporária nas cidades para adquirir meios de reivindicar seus direitos como a demarcação e manutenção de suas terras, o acesso à saúde e educação bilingüe.

“Apesar da diferença cultural, e principalmente da timidez, os novos alunos estão se adaptando à turma e se esforçando para aprender. Estou compreendendo um pouco dos costumes deles e utilizando novas formas de comunicação para melhorar o aproveitamento das aulas”. Destaca o 2º Sgt Evaldo – Instrutor do Bombeiro Mirim em Aruanã.

20140711_092138

20140711_085233