+Notícias

Confira fotos do lançamento da Campanha Sangue Heroi 2013 do CBMGO

Foi lançada na manhã desta quinta-feira, dia 31, a campanha Sangue Herói 2013 realizada em uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde e o Hemocentro. Uma doação coletiva de militares da Corporação marcou o início da campanha que pretende estimular a doação de sangue antes do carnaval. Autoridades civis e militares prestigiaram o lançamento, entre elas o Comandante Geral do CBMGO, Coronel Carlos Helbingen Júnior, Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saude, Coronel Valdi Marques de Sousa, e do diretor do Hemocentro, Mauro Silva.

Em sua fala, o Coronel Helbingen, que também doou sangue para a campanha, destacou a importância do ato. Ele acredita que a ação dos Bombeiros servirá de exemplo para a comunidade também procurar o Hemocentro, que ampliou seu horário de atendimento. Militares distribuíram folhetos pelas ruas da cidade com informações sobre a doação. A meta é sensibilizar os goianos para o que a Corporação chama de maior operação de salvamento do Estado.

Neste período do ano, as doações de sangue no Hemocentro caem. O estoque baixo pode prejudicar o fornecimento de bolsas de sangue para os hospitais da rede pública e unidades de saúde em Goiânia e no interior. A preocupação é ainda maior com a chegada do carnaval, quando aumenta a demanda devido aos acidentes. Para garantir o estoque de sangue, o Hemocentro faz um chamado para que os doadores compareçam à unidade.

Doar sangue é uma atitude nobre, voluntária e que pode contribuir para ajudar acidentados e pessoas em situação de urgência. Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas. Com o apoio da população, os bombeiros acreditam que é possível garantir o estoque de bolsas de sangue durante o período de carnaval em Goiás.

Além de um ato de cidadania, a doação de sangue é uma maneira segura de ajudar o próximo. Todo o equipamento utilizado na coleta e armazenamento do sangue doado é esterilizado e descartável, tornando nula a chance de transmissão de alguma doença para o doador. No sangue doado são realizadas as sorologias padronizadas pelo banco de sangue, como HIV, hepatites B e C, HTLV1/2, chagas e sífilis.

Todo candidato à doação passará por uma avaliação clínica, tendo por objetivo avaliar a saúde dos doadores e com isso tornar a coleta mais segura aos doadores e a transfusão mais segura aos receptores. Atualmente, 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. O percentual está dentro do parâmetro estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que varia de 1% a 3% da população.

No entanto, a pressão por mais bolsas de sangue cresce a cada ano no país, em especial em feriados prolongados como o carnaval. As 3,5 milhões de bolsas de sangue coletadas por ano já não têm sido suficientes para suprir a demanda, por exemplo, dos transplantes de órgãos. O ideal é chegar a 5,7 milhões anuais. Se cada brasileiro doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusões, calcula o Ministério da Saúde.

Informações sobre doação de sangue

Para doar sangue é necessário:

– apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;

– ter entre 16 e 67 anos de idade (o menor de idade somente acompanhado do responsável legal e assinatura de um termo de consentimento);

– ter peso acima de 50 kg.

 

Botão Voltar ao topo
Skip to content