+Notícias

Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal recebe instrução sobre legislação ambiental

O Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF) realizou nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em parceria com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Secretaria Estadual de Meio e Recursos Hídricos (SEMARH), instruções de Educação e Legislação ambiental, ministrada pelo Sr. Marcelo Pacheco, e Prevenção Contra Incêndios Florestais, ministrada pelo Sr. Christian Niel Berlink, Coordenador de Emergências Ambientais – ICMBio.

Durante as palestras, foram abordados temas de relevantes como Legislação relacionada ao tema fogo, Novo Código Florestal, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Fatores de Risco de Incêndio Florestal, Zoneamento de Risco, Índices de Perigo de Incêndio, Sistemas de Vigilância e Detecção e Planos de proteção.  Durante a palestra sobre Prevenção Contra Incêndios Florestais, ministrada pelo Sr. Christian Berlink, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e aprender a utilizar o sistema de monitoramento de queimadas via satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.

A contribuição desses instrutores na especialização dos combatentes florestais é mais uma prova da integração entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e os órgãos de proteção ambiental, principalmente aqueles que têm a missão de prevenir e combater incêndios florestais. A vantagem é que isso tem proporcionado o compartilhamento de experiências, a consolidação de uma doutrina e terminologia comum, além de estreitar os laços de cooperação no enfrentamento às emergências.

A 7ª Semana de curso do CPCIF encerrou com a instrução prática de transposição de obstáculo, realizando um percurso de10 km, percorrendo parte do perímetro do Parque Estadual da Serra de Caldas. Confira as fotos:

Botão Voltar ao topo
Skip to content