Reportagem do Fantástico destaca ação dos Bombeiros durante incêndio no Setor dos Afonsos
Na última edição do Fantástico, da TV Globo, uma reportagem mostrou detalhes da ação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) durante o combate a um incêndio em um apartamento no Setor dos Afonsos. A ocorrência foi ao meio dia de quarta-feira, dia 20. O 8º BBM foi acionado pelo telefone de emergência 193 para combater o incêndio que começou no terceiro andar do prédio. Ao chegar ao local, os Bombeiros constataram que uma senhora e um bebê recém-nascido de 14 dias estavam presos em um apartamento do quarto andar. Pela quantidade de fumaça existente, a senhora ficou desesperada e não conseguia sair do apartamento com seu bebê. Pela janela, ela gritava por socorro.
Alguns moradores dos apartamentos vizinhos tentavam escapar como podiam, enquanto outros civis tentavam retirar as vítimas do local. Com a chegada do CBMGO, a situação foi rapidamente controlada. O Tenente Coronel Borges, que estava no comando das equipes, auxiliou no resgate do bebê, que foi retirado por um voluntário, um eletricista que trabalhava no local. Depois de transportar o bebê para a unidade de resgate, ele subiu as escadas que haviam sido postas pelo lado de fora da edificação, até o quarto pavimento, onde estava a mãe da criança, Maria Cândida do Amaral, com o objetivo de resgatá-la. Ao chegar no 4º pavimento, o Tenente Coronel Borges conseguiu acalmar a vítima e também observou que havia muita fumaça no apartamento e não seria possível sair pela saída de emergência convencional.
Enquanto isso, o restante da guarnição estava concentrado no incêndio no terceiro pavimento. Foram utilizados alguns extintores disponíveis enquanto era montada uma linha de ataque partindo do ABT-27. Foram gastos cerca de 1 mil litros de água para extinguir o incêndio, além de técnicas de combate modernas, como o uso de jato atomizado e a ventilação indireta com jato neblinado. Simultaneamente ao combate ao incêndio, houve a chegada do ABS-18, e sua guarnição que de pronto se dirigiu ao 3º e 4º pavimentos a fim de auxiliar o Comandante da operação no resgate da vítima restante e no combate ao incêndio. A senhora foi resgatada e encaminhada a avaliação hospitalar.
A operação durou cerca de 1 hora e atraiu a atenção dos moradores. Foram 20 minutos de combate e 40 de rescaldo. Ficaram danificados pelo incêndio: uma geladeira, um sofá, um armário, um colchão de casal, roupas e utensílios domésticos. As causas do incêndio estão sendo investigadas por uma perícia. Foram empenhadas na ocorrência as viaturas: ABT-27, ASA-47, ABS-18 e UR-83. Os militares envolvidos foram: TC Borges, Asp Of Frazão, 3º Sgt Nelson, 3º Sgt Jamil, 3º Sgt Caetano, Cb Flávio, Cb Lucas, Sd Santos Oliveira, Sd Gleysson, e a guarnição da UR-83. O Fantástico promoveu na sexta-feira o reencontro entre a família do bebê com as pessoas que auxiliaram no resgate. Clique aqui para ver a reportagem exibida no domingo. Abaixo fotos da ocorrência:























