Corpo de Bombeiros Militar promove instrução prática de Sistema de Comando de Incidentes

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) promoveu na tarde de quinta-feira, dia 8, uma instrução prática sobre Sistema de Comando de Incidentes (SCI) no pátio do Batalhão de Salvamento em Emergência (BSE). Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram da instrução que abordou temas importantes do método como a montagem das instalações padronizadas do SCI.

A instrução é importante porque permite uma melhor articulação entre os órgãos envolvidos e uma maior agilidade na resposta aos incidentes. O maior benefício do SCI num incidente real (inundações, incêndios, acidentes aéreos, terremotos, etc) é que ele provê uma abordagem sistemática para organizar diversos órgãos sob a estrutura de um comando. Isso permite ao responsável focar a resposta em objetivos planejados e utilizar, efetivamente, todos os recursos à sua disposição.

O SCI foi desenvolvido por bombeiros da Califórnia no final dos anos 70 para melhorar a coordenação entre as diversas agências que respondiam a incêndios florestais que devastavam grandes áreas. A Guarda Costeira dos EUA usa o sistema para agir em casos de derramamento de materiais perigosos desde 1986. Profissionais do CBMGO já estiveram nos Estados Unidos participando de cursos na área. Atualmente, o SCI é utilizado em todos os níveis do governo e por todas as agências de várias partes do mundo como resposta aos incidentes. Confira fotos da atividade: