Corpo de Bombeiros Militar promove formatura do Curso de Especialização em Pilotagem Operacional de Embarcações

Compartilhar:

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) realizou na quarta-feira, 12, a formatura o 5° Curso de Especialização em Pilotagem Operacional de Embarcações (CEPOE). A cerimônia foi presidida pelo Subcomandante Geral do CBMGO, Coronel Anderson Cirino. O curso começou no dia 20 de maio. A especialização teve objetivo de habilitar o bombeiro militar a pilotar embarcações em atividades de prevenção a afogamentos, salvamentos, mergulho e demais missões aquáticas inerentes ao serviço bombeiro militar.

 

O curso contou com a participação de 36 alunos. Além dos bombeiros militares goianos,  a turma foi formada por três bombeiros do Acre, um do Distrito Federal, três da Bahia e um policial militar do Batalhão Ambiental. Dentro da grade curricular de 195 horas/aula, os militares participaram de instruções de mecânica de motores de popa, legislação aquaviária, hidrografia do Estado de Goiás, salvamento aquático com moto-aquática, bote inflável, barcos tipo calaça, apoio ao mergulho, entre outras.

 

Durante três dias e duas noites os alunos navegaram 230 quilômetros pelo Rio Araguaia partindo de Aruanã com destino a Luís Alves, onde puderam colocar em prática os ensinamentos adquiridos no decorrer do curso, além da participação em evento envolvendo a Presidência da República. Os responsáveis pela formação dos alunos e membros da coordenação do CEPOE foram o 2° Tenente Lucas Reis (1° PBM-Aruanã), 3° Sargento Dácio (1° PBM-Aruanã), Cabo Lustosa (8° BBM), Cabo Dileno (1° PBM-Aruanã), Cabo Veloso (1° BBM),  Soldado Cleidimar (1° PBM-Aruanã), Soldado Higo (1° PBM-Aruanã) E Soldado J. Santos (1° PBM-Aruanã).