Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás promove dia D de combate a dengue em suas unidades

Durante essa semana, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) promoveu nas unidades da Corporação espalhadas por todo o Estado o dia D de combate a dengue. Os Bombeiros realizaram vistorias em todas as edificações, nos telhados e áreas adjacentes aos quartéis, efetuando limpeza, recolhendo potenciais criadouros do agente transmissor e distribuindo panfletos de forma a conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue. Em nosso país, as condições socioambientais favoráveis à expansão do Aedes aegypti possibilitaram a dispersão do vetor desde sua reintrodução em 1976 e o avanço da doença.

O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações isoladas poderão ser insuficientes para acabar com os focos da doença. Confira as fotos das ações promovidas pelos Bombeiros: