+Notícias

Corpo de Bombeiros Militar apóia ação emergencial contra o aedes em Santo Antônio do Descoberto

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) apóia a ação emergencial contra o mosquito aedes aegypti promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) em Santo Antônio do Descoberto, cidade que teve o primeiro caso confirmado de zika vírus em Goiás. A secretaria enviou para a cidade 15 especialistas em controle ambiental e vigilância epidemiológica. A missão vai realizar vistorias em todas as 30 mil residências do município para eliminar focos do mosquito.

 

A equipe da SES e do CBMGO formam 20 grupos que estão na cidade desde a divulgação do registro de zika no Estado no dia 16. De acordo com o Coordenador Ambiental de Vetores da Secretaria de Saúde de Goiás, Marcello Rosa, a força-tarefa de limpeza tem início nos bairros com maior incidência de casos de dengue. “Haverá limpeza e roçagem de todos os lotes da cidade, para identificar e eliminar os criadouros. Vamos, também, orientar a população para que adote ações preventivas contra o aedes. Não há previsão de término da missão aqui na cidade até que todos os imóveis sejam vistoriados”, salientou.

 

Mobilização

Voluntários e técnicos em saúde das cidades próximas a Santo Antônio do Descoberto como Águas Lindas, Luziânia e Novo Gama – municípios pertencentes à regional de Saúde Entorno Sul – também vão participar da força-tarefa. “Cada equipe terá como líder um militar do Corpo de Bombeiros, um agente de combate à endemias, agentes de Saúde e voluntários”, disse Marcelo Rosa.

 

“O Corpo de Bombeiros empregará uma ferramenta de gerenciamento de crises empregada em grandes incidentes que facilita controle e gestão dos meios empregados nesse tipo de ação. Nós fizemos, também, chamamentos nas rádios da cidade para convidar voluntários”, reforça o Coronel Múcio Ferreira dos Santos, comandante de Apoio Logístico do CBMGO. Coronel Múcio lembra que essa ação será realizada em todo o estado de Goiás até o dia 31 de janeiro conforme determinação do governador Marconi Perillo anunciada no último dia 15 no lançamento do Programa Goiás contra o Aedes.

 

O objetivo é percorrer todos os imóveis do Estado para combater o mosquito Aedes aegypti. O trabalho será feito em conjunto pela SES, secretarias municipais, CBMGO, Polícia Militar, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, professores das escolas públicas e voluntários. Serão vistoriados mais de 3 milhões de imóveis em todo Estado.

 

 

 

dengue

trindade01 trindade02 trindade14 dengue1 dengue3 dengue4

 

 

Leia Mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR APOIA MOVIMENTO GOIÁS CONTRA AEDES EM TRINDADE

 

 

Botão Voltar ao topo
Acessar o conteúdo