Corpo de Bombeiros Militar apoia movimento Goiás contra Aedes em Trindade

A primeira ação do movimento Goiás contra o Aedes  nas ruas começou nesta quarta-feira, 16, em Trindade, com a retirada de lixo e entulho, além de atividades de educação e conscientização. A iniciativa é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Estadual da Saúde e prefeitura da cidade. A concentração foi na Escola Estadual Abrão Manoel da Costa, na Vila Pai Eterno.

Serão visitadas cerca de 3512 residências na cidade. Bombeiros Mirins estão distribuindo cartilhas educativas com as formas corretas de combater o mosquito. As equipes são formadas por um coordenador de quarteirão do Corpo de Bombeiros, um agente de combate a endemias, três voluntários, um bombeiro mirim e um agente comunitário da saúde. Serão 194 agentes comunitários de saúde do município e 66 agentes de combate a endemias, sendo 17 da Regional de Saúde. Até 31 de janeiro, a meta do Governo de Goiás é percorrer todos os domicílios goianos.

Além das ações nos municípios goianos, o Corpo de Bombeiros está trabalhando em conjunto com a SES-GO no monitoramento dos casos notificados e bloqueados das doenças transmitidas pelo Aedes. Para isso, uma equipe do CBM-GO está atuando na Sala de Situação com foco em Aedes aegypti, que funciona no Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS), na sede da Secretaria.