Corpo de Bombeiros Militar alerta para a onda de calor e baixa umidade do ar

As condições meteorológicas entre os dias 17, sexta-feira, e às 23h59min do dia 19, domingo, são favoráveis à ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar (em torno de 15%) e também à ocorrência de Onda de Calor em todo o Estado de Goiás.  As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET – BRASÍLIA divulgado através do Boletim Meteorológico  Nº 96 dessa sexta feira, 17/10.

ORIENTAÇÕES

O Comando de Operações de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar ORIENTA a população do Estado de Goiás para algumas medidas relativas aos baixos índices de umidade relativa do ar:

Entre 20 e 30% – Estado de Atenção

• Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água,
  • Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
  • Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% – Estado de Alerta

• Observar as recomendações do estado de atenção
  • Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados
  • Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% – Estado emergêncial (“estado de emergência”)

• Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta
  • Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de Educação Física
  • Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados
  • Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente ambientes onde há crianças e idosos.