+Notícias
Confira fotos do Curso em Salvamento Terrestre em instrução de resgate de vítima em mina subterrânea
Na última terça-feira, 20, o Curso de Salvamento Terrestre – CSTER – realizou atividades de reconhecimento e instrução em mina subterrânea na cidade de Crixás com apoio do 1º Pelotão Bombeiro Militar (1º PBM), unidade responsável pelo atendimento operacional na área.
Visando capacitar os futuros especialistas para possíveis ocorrências neste tipo de ambiente os alunos tiveram a oportunidade de conhecer quais as cidades do Estado de Goiás em que são desenvolvidas atividades de mineração subterrânea, quais as profundidades máximas das minas existentes e quais as possíveis ocorrências em que haveria participação do Corpo de Bombeiros Militar.
Os alunos realizaram atividade de reconhecimento de uma das minas subterrâneas, executando a descida até o nível 250 metros abaixo da superfície em uma câmara de refúgio (local preparado para abrigo de emergência em caso de acidente no interior da mina) com progressão vertical de 60 metros em um dos poços de ventilação usados como saída de emergência da mina, além de conhecerem um elevador usado para resgate de mineiros em caso de emergência, que desce a uma profundidade de 250 metros.
Foi realizada também, demonstração de Equipamento Autônomo de Proteção Respiratória com capacidade de duração para 4 horas empregado em atividades de salvamento e resgate em minas subterrâneas, recomendado pela MSHA (Mine Safety and Health Administration) agência ligada ao Departamento de Trabalho dos Estados Unidos. Confira fotos:



































