Bombeiros Militares orientam romeiros da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade

sfff

A alimentação não adequada e a desidratação estão entre as maiores causas de mal-estar súbito em romeiros da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), que inicia na quarta-feira, dia 25, a Operação Romaria 2014, alerta os romeiros sobre a importância de alguns cuidados para evitar situações de risco durante os dez dias de romaria.

“É muito comum atendermos vítimas de desmaio em consequência de problemas causados pela falta de alimentação e até por causa de romeiros que esquecem da importância de tomar água durante o trajeto da Rodovia dos Romeiros”, explica o Major Emerson Divino Ferreira, comandante da Operação Romaria. O ideal é fazer uma refeição leve, com carboidratos. Os pães são a melhor opção. É importante também evitar comidas muito gordurosas e pesadas, para que não haja imprevistos durante a caminhada.

Um cuidado que não deve ser dispensado é a hidratação do corpo. É importante beber muita água, antes, depois e, principalmente, durante a romaria. Apesar de não ser uma atividade intensa, a preparação é bem parecida com a de uma caminhada ou corrida. O major, que é formado em Educação Física, lembra que escolher horários com o sol menos intenso, no início da manhã ou da noite, é uma ótima opção.

Problemas ortopédicos também são comuns nos atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar. Para prevenir lesões o ideal é escolher um tênis adequado antes da peregrinação. O calçado deve ser usado e possuir a forma do pé  do caminhante e amortecedores. Já a meia precisa ser nova e grossa. Para vestir, nada de roupas pesadas.

O ideal é usar tecidos leves e confortáveis, como o algodão, que permitem que a pele respire e não a irrite, com o atrito. A ação dos bombeiros durante a festa inclui a distribuição de flyers e a orientação feita por meio de conversas diretas com a população. No ano passado, a Operação Romaria do Corpo de Bombeiros atendeu 252 ocorrências, 85% vítimas de mal súbito. Há quatro anos, a Corporação não registra ocorrência de maior gravidade ou óbito relacionado às festividades.

socorristas
Duplas de socorristas do CBMGO estarão espalhadas nos eventos de maior aglomeração de público

Reforço operacional

Visando promover a segurança e o atendimento à comunidade local e a todos os romeiros do Estado e do Brasil que visitam Trindade, o Corpo de Bombeiros Militar reforça sua presença operacional durante a Operação Romaria 2014. O objetivo é prestar serviços de prevenção ostensiva ao longo da rodovia dos romeiros, nos principais pontos da cidade, nos locais com grande concentração de público, de atendimentos em resgate, combate a incêndio dentre outras atividades inerentes a Corporação.

A atuação dos bombeiros durante a festa contará com o reforço de 23 viaturas, além de moto resgates e um helicóptero, que atuarão no socorro imediato a possíveis vítimas. Equipes do Corpo de Bombeiros farão revezamentos durante 24 horas na cidade, e durante os 10 dias de festa cerca de 600 homens da Corporação terão passado por lá. Duplas de socorristas também estarão presentes nos eventos (em locais estratégicos) de maior aglomeração.

O plano de ação começou a ser elaborado em abril quando tiveram início as vistorias em hotéis e pousadas da cidade. Os locais foram vistoriados, e alguns deles ainda passam por adaptações exigidas pelos bombeiros. Campanhas de prevenção também estão sendo feitas junto à rede hoteleira do município.

Entre as dicas de segurança estão ainda a não utilização de velas e botijões de gás em locais fechados. Além do atendimento de emergência pelo telefone 193, o Corpo de Bombeiros Militar vai montar um posto de atendimento em frente a tenda da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), na Rodovia dos Romeiros, durante a Festa do Divino.

Confira abaixo algumas dicas de segurança dos Bombeiros da Operação Romaria 2014:

– Usar calçados adequados e roupas de tecidos leves;

– Alongar-se antes e depois da caminhada;

– Ter muita atenção no trânsito intenso, seja pedestre ou motorista;

– Ingerir bastante líquido durante as caminhadas e os festejos;

– Fazer refeições leves, evitando ficar sem alimentar, principalmente, antes de qualquer esforço físico;

– Cuidar da segurança pessoal e da cidade;

– Cuidado ao utilizar fogos de artifício, de preferência evitar o uso;

– Não dirigir após ingerir álcool.

– Não usar velas no interior de pousada, hotéis e dormitórios para diminuir o risco de incêndios;

– Em caso de emergência, ligar para o telefone 193

Informações para a imprensa: (62) 3201-2030.