+Notícias

Bombeiros Militares de Itumbiara participam de instrução prática de Salvamento em Altura

Os Bombeiros Militares do 6º BBM, em Itumbiara, participaram de instrução de Salvamento em Altura na semana passada. Utilizando as dependências de edifícios de cinco andares os militares realizaram descidas em rapel simples e invertido, aplicando a blocagem simples e a completa. Além disto, foram feitas descidas com vítimas no rapel simples. Foi também demonstrado a descida utilizando o método aranha, ascensão no cabo utilizando blocantes de peito e de punho e descida e ascensão usando o denominado oito a italiana.

Foi passado aos militares como fazer ancoragem equalizada, ancoragem com “ponto a prova de bomba” (PAB) e backups de ancoragens em sistemas de salvamento em altura em edifícios. Os militares executaram a confecção do sistema para a descida com vítima em prancha longa, tal execução compreendeu a amarração da vítima utilizando fitas tubulares, cabos da vida e conectores, e em segundo plano houve a montagem do sistema de ancoragem com freio oito fixo. A descida com vítima em prancha longa foi realizada com e sem o socorrista de altura, sempre utilizando guias na base do edifício.

Na outra parte da instrução os militares compreenderam e executaram a montagem do sistema de transposição de um bloco para outro do edifício. Foi demonstrado como se realiza o “comando craw” para esta transposição, juntamente com cinco técnicas de retorno ao cabo: oitava, método bombeiro, método PQD, trava de pernas e domínio de platô. Os bombeiros do batalhão realizaram, em seguida, a travessia e um retorno ao cabo. No mesmo sistema realizou-se o fracionamento do rapel para descida do socorrista ao solo. As instruções foram ministradas pelo 2º Tenente Freitas e pelo Soldado Washington. O treinamento faz parte de um programa continuado para a qualificação do efetivo do quartel.

Botão Voltar ao topo
Acessar o conteúdo