Bombeiros e Semarh promovem coletiva de imprensa sobre 1ª Expedição Rio Vermelho

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Vermelho promovem na terça-feira, dia 4, o lançamento da 1ª Expedição Rio Vermelho. A coletiva de imprensa será realizada, às 8 horas, no pátio do 1º Batalhão Bombeiro Militar, em Goiânia (próximo ao Parque Mutirama), com a presença de representantes das três instituições.

Dividida em duas etapas, a Expedição Rio Vermelho tem como objetivo fazer o levantamento de dados e informações socioeconômicas e ambientais do Rio Vermelho e verificar os usos e interferências nos recursos hídricos da região, além de realizar ações de educação ambiental junto à população ribeirinha.

A Expedição também visa levantar dados para o planejamento das próximas ações do Comitê da Bacia do Rio Vermelho, que vai se reunir nos dias 4 e 5 de julho, durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na cidade de Goiás. A primeira etapa da Expedição será um reconhecimento aéreo de toda a calha do rio. Essa etapa será realizada com apoio do helicóptero Bombeiro 01.

Já a segunda etapa será a descida do rio com canoas e caiaque até Aruanã, onde o Rio Vermelho deságua no Rio Araguaia. Um documentário será produzido e deverá servir de ferramenta para futuras ações de educação ambiental. Atualmente, as nascentes do Rio Vermelho estão prejudicadas não mais pela mineração (que lhe deu nome devido à lama das lavras), mas sim pelo desmatamento e a agropecuária, com erosões e assoreamentos diminuindo o volume de água na seca e causando enchentes no período das chuvas.

Coletiva 1ª Expedição Rio Vermelho

Data: Terça-feira, dia 4 de junho, às 8 horas.

Local: 1º Batalhão Bombeiro Militar. Rua 66, nº 253, St Central (próximo ao Mutirama)

Mais informações: 3201-2030.