Bombeiros de Senador Canedo atendem ocorrência de tombamento de caminhão tanque carregado

Bombeiros Militares da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (2ª CIBM), de Senador Canedo, foram acionados na segunda-feira, dia 16, para uma ocorrência de tombamento de um caminhão tanque. O acidente ocorreu na GO-403, no trevo de acesso ao Conjunto Habitacional Valéria Perillo. O tombamento ocorreu por volta das 09h30 em cima da faixa de dutos do Ramal TEGON ALE km11 e não deixou vítimas.

O caminhão estava carregado com combustível em cinco compartimentos diferentes. No acidente, dois dos compartimentos se abriram e vazou cerca de 5 mil litros de diesel, restando cerca de 3 mil litros de gasolina comum, 2 mil de gasolina aditivada e 3 mil de diesel. Após realizar os contatos iniciais, os militares realizaram a contenção do vazamento e, em conjunto com a guarnição do ABT-26 da Academia Bombeiro Militar, garantiram a segurança durante o processo de transbordo do combustível com uma linha de espuma e uma linha de resfriamento.

Durante todo o processo o nível de explosividade era monitorado com a ajuda dos técnicos da Transpetro. Após o transbordo foi realizada a inundação dos tanque com água e LGE (líquido gerador de espuma), para minimizar o risco de explosão. A ação se estendeu até o monitoramento do processo de destombamento realizado por um caminhão guincho. Toda a operação ocorreu em segurança. Apoiaram a operação militares da Polícia Militar do Estado de Goiás e técnicos da Transpetro.

capa