Bombeiros de Catalão socorrem vítima de explosão provocada por vazamento de GLP

O 10ª BBM, em Catalão, foi acionado na madrugada de terça-feira, dia 19, através do telefone 193, para atender uma ocorrência de vazamento de gás de cozinha. Porém, no local a equipe constatou que se tratava de uma explosão envolvendo vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP). O gás havia vazado de um botijão que estava na cozinha. Durante o acionamento do interruptor da luz, houve a explosão, que deixou uma vítima e provocou danos na estrutura da construção e de casas vizinhas.

As equipes realizaram o atendimento conjunto: a equipe da VTR – ASA-38 realizou avaliação do local, eliminando as condições inseguras para realização dos traballhos. Enquanto isso, a equipe da VTR-URS-04 fez o primeiro atendimento à vítima, que estava consciente apresentando lesões diversas pelo corpo e queimaduras de 1º, 2º e 3º em cerca de 90%. Após os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, a vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro da Santa Casa, onde permaneceu sob cuidados médicos.

Os Bombeiros alertam que ao sentir qualquer odor de gás é fundamental que nenhuma fonte de faísca seja acionada para evitar explosões. A fonte pode ser um interruptor de luz, uma tomada de um aparelho doméstico, o celular, etc. Ao sentir o adoro do GLP, o correto é abrir janelas e portas para que a ventilação espalhe o gás e diminua o risco de explosões. Outras medidas de prevenção é manter a mangueira de gás que liga o botijão ao fogão esteja bem conservado e dentro do prazo de validade. Outra recomendação é que o botijão fique do lado de fora da cozinha, pois havendo um vazamento, o gás se espalhará em um lugar arejado.