Bebê engasgado é salvo por telefone 193 dos bombeiros em Porangatu
Na noite de segunda-feira, dia 10, o Cabo Luis Carlos, videofonista do Centro de Operações do 11° BBM, em Porangatu, atendeu uma mãe que estava desesperada porque seu bebê de quatro meses estava engasgado. Ela, muito nervosa, não conseguia falar ao telefone, então pediu ao bombeiro para conversar com o pai do bebê.
O Cabo Luis Carlos foi dando orientações de desobstrução de vias aéreas ao pai da criança, enquanto uma viatura de resgate pré-hospitalar era encaminhada para a residência. Quando a viatura chegou ao local, os pais, orientados pelo telefone, já tinham conseguido desobstruir as vias aéreas do bebê que foi encaminhado com vida ao hospital. No dia 14, o militar fez uma visita à família que fez questão de agradecer a eficiência do atendimento.
O Corpo de Bombeiros Militar aconselha às mães que ao amamentarem seus filhos devem fazê-lo com o corpo do bebê para o alto e a cabeça um pouco mais elevada. Depois que a criança acabar de mamar, a mãe deve manter o corpo do filho um pouco elevado para evitar refluxo.
Quando o bebê se engasga e fica sem respirar, a pessoa deve posicionar a criança com a cabeça para baixo, com o corpo em 45º e dar cinco tampinhas de expulsão nas costas. Depois deve virar a criança, mantendo a cabeça ainda um pouco inclinada para baixo para evitar que o líquido entre nos pulmões. Em caso de emergência, acione os bombeiros pelo telefone de emergência 193.