+Notícias
Cartilha do Corpo de Bombeiros Militar ensina à população como se proteger durante período chuvoso
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lançou, no dia 4 de dezembro, a Cartilha Educativa “Período Chuvoso”. O evento aconteceu às margens do córrego do Palmito, que fica entre a Alameda do Palmito e Rua 13, na Vila Romana, Goiânia, local classificado como área de risco.
Durante o lançamento, o Comandante de Operações de Defesa Civil do CBMGO, Coronel Edmilson Eurípedes Lopes, apresentou a cartilha que auxiliará o trabalho preventivo dos Bombeiros durante a Operação Enchentes e Alagamentos 2015/2016, além dos detalhes do planejamento e execução do trabalho dos Bombeiros em situações que ofereçam riscos à população no período chuvoso.
A cartilha “Período Chuvoso” é uma publicação voltada para a população, especialmente, a que reside nas áreas de risco. O objetivo da edição é evitar acidentes e desastres no período chuvoso em Goiás. Nessa época é comum ocorrerem chuvas intensas, de curta duração, com rajadas de ventos fortes e aumento da incidência de raios, o que coloca em risco a vida e provoca diversos danos materiais.
A publicação oferece dicas e orientações importantes para serem adotadas antes, durante e após as chuvas. Cuidados com raios e trânsito no período chuvoso também podem ser conferidos na cartilha. Segundo o levantamento da Defesa Civil do CBMGO, foram registrados em Goiás 287 áreas de risco em todo o estado, atingindo mais de 12 mil pessoas distribuídas em 3.764 famílias, em 59 municípios. Em Goiânia, foram observados 13 áreas de risco e 58 pontos de risco. Cerca de 578 famílias o que da uma média de 939 pessoas morando em áreas de risco na capital.










