+Notícias

Bombeiros de Trindade apóiam ação contra a dengue na Vila São Cotollengo

A 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar, em Trindade, apoiou a Vila São Cotollengo e a Vigilância Epidemiológica em campanha contra a dengue, realizada essa semana. A equipe de educação em saúde e mobilização social da Vigilância realizou uma palestra de conscientização sobre cuidados preventivos para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypit. Os bombeiros militares também distribuíram folhetos educativos.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue. Em nosso país, as condições socioambientais favoráveis à expansão do Aedes aegypti possibilitaram a dispersão do vetor desde sua reintrodução em 1976 e o avanço da doença.

O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações isoladas poderão ser insuficientes para acabar com os focos da doença.

Botão Voltar ao topo
Acessar o conteúdo