+Notícias

CBMGO em operação integrada pra combater a crise hídrica

Nessa quinta-feira, 10, foi realizada uma operação integrada com a participação da Defesa Civil, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -SEAPA, Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, Secretaria de Meio Ambiente de Faina e o Ministério Público.

A ação ocorreu no município de Faina com o objetivo de combater a crise hídrica que tem afetado o abastecimento de água no município.
O Rio do Peixe é o manancial onde o município realiza captação de água para tratar e oferecer aos cidadãos faineses. Na semana passada o Rio do Peixe basicamente havia secado, restando pequenas poças e alguns represamentos.

O município decretou situação de emergência e inclusive, um Auto Tanque-AT do Corpo de Bombeiros Militar deu apoio transpotando água de manancial próximo à cidade e abastecendo o centro de abastecimento de água de Faina, medida extrema para que o abastecimento de água da cidade não cessasse por completo.

A estiagem extrema, a degradação do solo e o uso irregular da água dos rios são os principais fatores da crise hídrica vivida no município de Faina. Além disso, foram identificadas bombas nos rios que drenavam a água para propriedades locais (irrigação de pomares, plantações, etc).
Com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental e da SEMAD, foram feitas vistorias em propriedades rurais, onde alguns pontos de captação sem autorização foram encontrados e interrompidos. O Ministério Público esteve presente para garantir que as ações seguissem os trâmites legais.

A operação faz parte das ações do Gabinete Estadual de ações integradas demonstrando o esforço contínuo das autoridades locais e estaduais para combater os incêndios florestais e manter a regularidade do abastecimento de água em todo estado.

Botão Voltar ao topo
Acessar o conteúdo