Na quinta-feira, dia 19 de setembro, o Comandante- Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Washington Luiz Vaz Júnior, reuniu-se com o Controlador Geral do Estado, Henrique Moraes Ziller, para apresentar o Relatório da Consultoria realizada em conjunto com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) sobre o Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM). A consultoria, fruto de um acordo entre as instituições, teve como objetivo analisar os processos de governança, controle interno e gerenciamento de riscos do PROEBOM, que atende crianças e adolescentes com ensinamentos sobre primeiros socorros, segurança, cidadania e valores familiares.
Por meio de uma análise executiva, foram identificadas oportunidades de melhoria nos processos do programa, como a revisão dos convênios com os municípios, a implementação de um plano de monitoramento, o aprimoramento dos processos de aquisição e a maior sistematização dos dados. As propostas apresentadas visam tornar o programa mais eficiente e fortalecer o trabalho social desempenhado pelo Corpo de Bombeiros Militar.
As ações sugeridas também incluem a promoção de maior transparência, melhorias no acompanhamento da execução contratual, capacitação contínua dos instrutores e o aperfeiçoamento do planejamento orçamentário. Segundo o relatório, a implementação dessas medidas poderá fortalecer ainda mais o PROEBOM, destacando-o como uma referência no trabalho social com crianças e adolescentes. O Comandante-Geral e o Controlador Geral do Estado ressaltaram a importância da parceria entre as instituições para aprimorar a gestão pública e garantir a continuidade de políticas que contribuem para a formação cidadã dos jovens.
