Corpo de Bombeiros Militar e Hemocentro lançam campanha de doação de sangue para o carnaval
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lança nesta segunda-feira,2, campanha de incentivo à doação de sangue.
A solenidade de abertura da ação, que pretende estimular a doação de sangue antes do carnaval, será às 10 horas da manhã no Araguaia Shopping (entrada Sul em frente ao Bretas). A campanha, idealizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e Hemocentro tem como meta garantir, no mínimo, um estoque de 700 bolsas de sangue até o dia 13 de fevereiro, sexta-feira, data que antecede o feriado do carnaval.
A campanha deste ano tem como slogan “Neste carnaval seja um herói você também: doe sangue! Doe vida!” tem por objetivo garantir maior abastecimento de bolsas de sangue antes do carnaval, já que durante a festa, a demanda por transfusões nos hospitais aumenta 40%, em virtude do maior número de acidentes e violência registrados no período.
O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Carlos Helbingen Júnior e o Secretário Estadual de Saúde de Goiás Leonardo Vilela estarão na abertura que terá a presença do grupo de artistas Aucizer, artista plástico, que dá nome ao grupo de 15 personagens que se vestem de super-heróis. Segundo Aucizer, a proposta é formar nas crianças a consciência solidária à causa e trazer também de volta ao coração dos adultos, aquele super-herói com o qual ele se identificava na infância, que tinha superpoderes. “Hoje, ele também pode ter esse superpoder: de salvar uma vida, doando sangue”, completa.
A Campanha acontecerá de 2 a 5 de fevereiro das 7h às 9h30 e das 16h30 às 19h.
Confira os dias e locais de doação da campanha:
– 2 de fevereiro : no Araguaia Shopping
-3 de fevereiro : no Terminal Padre Pelágio.
-4 de fevereiro : no Terminal da Praça A
-5 de fevereiro : Terminal da Praça da Bíblia
Para doar sangue é necessário:
– Boa saúde;
– Pesar acima de 50 quilos;
– Ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos). Menores de 18 anos precisam de autorização;
– Antes da doação o candidato passa por triagens (Hematológica e Clínica).