No dia 22 de fevereiro, foi celebrado o Dia D de Combate à Dengue em Goiás. Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, o Comando de Operações de Defesa Civil do CBMGO planejou uma série de ações coordenadas para combater os altos índices de dengue que assolam o Estado. Embora não tenha sido o início da guerra contra o mosquito Aedes aegypti, a data representou um momento emblemático em que esforços concentrados visaram reduzir a incidência da doença. Todos os municípios puderam aderir à iniciativa, mas Uruaçu, Cocalzinho, Sanclerlândia, Aparecida de Goiânia, Aurilândia, Iporá e Jataí receberam atenção especial, com eventos de conscientização e ações específicas.
Em preparação para o Dia D, diversas ações foram realizadas em municípios como Aurilândia, onde houve uma reunião de trabalho com a prefeita Cida e a Secretária Municipal de Saúde para alinhar as atividades. A 32ª Regional Estadual de Proteção e Defesa Civil em São Luiz de Montes Belos já havia iniciado os trabalhos com antecedência, apoiando agentes de combate a endemias em cidades como Buriti de Goiás. Em Uruaçu, diante do alarmante aumento de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a Coordenadora Regional de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Prefeito Municipal e o Secretário Municipal de Saúde, traçou ações para conter o crescimento dos casos na cidade, reforçando a importância da resposta eficaz diante da gravidade da situação.
Os esforços conjuntos das instituições envolvidas, como o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil Estadual, a Secretaria Estadual de Saúde e os Municípios, visaram intensificar a fiscalização e eliminação de possíveis criadouros do mosquito, além de garantir uma resposta rápida e eficiente aos casos notificados. O Coordenador Estadual de Defesa Civil pediu a colaboração de todos os goianos, enfatizando a importância das medidas preventivas em lares e comunidades para vencer a batalha contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.












