Resgate do protagonismo – Uma homenagem às mulheres
A transição do século XIX para o XX marcou o contexto de lutas das mulheres, em diferentes locais do mundo, por um mundo igualitário em oportunidades e reconhecimento. Mais do que celebrar a condição feminina, associando as mulheres a uma suposta imagem de fragilidade e doçura, de mero coadjuvante ao lado do homem, o 8 de março existe para lembrar que apesar dos avanços ainda há muito em que se melhorar quando o assunto é igualdade de gêneros.
Neste ano a participação das mulheres como integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) completa 17 anos. Atualmente elas ocupam os mais variados postos e graduações hierárquicas, sem quaisquer distinções de competência ou atribuições. Temos militares femininas em funções estratégicas, de comando e nas missões de combate direto, em incêndios, salvamentos, resgate pré-hospitalar, mergulho, entre outras.
É importante ressaltar que isso acontece não por concessão, mas por legítimo direito que essas mulheres possuem em desempenhar a profissão que escolheram e conquistaram o direito de exercer. É com orgulho que nossas bombeiras constituam em si um claro marco no avanço do contexto geral da luta feminina por igualdade. Em nossa Corporação elas constituem a prova viva de suas reais capacidades. Se aqui nossas militares conseguiram romper os limites de uma atividade hostil e de riscos variados, com altíssimas demandas físicas e intelectuais, se afirmando em terreno tão inóspito, isso prova que no final das contas existe apenas uma barreira para a plenitude feminina em nossa sociedade: o preconceito!
É por isso que nesse dia 8 de março, data de luta e de celebração de conquistas, o CBMGO prefere não dedicar a cada mulher apenas uma rosa, já que esse símbolo, apesar de belo, talvez remetesse a uma falsa condição de fragilidade que o senso comum insiste em atribuir a elas. Preferimos, também, dedicar a cada uma delas uma capa de incêndio, um alicate de desencarceramento e um equipamento de mergulho. Só com esse espírito de reconhecimento da legitimidade da luta feminina por igualdade é que poderemos, mulheres e homens, ombreados lado a lado, resgatar vidas, enquanto resgatamos o protagonismo das mulheres em nossa sociedade.
Comandante Helbingen
Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e Presidente da LIGABOM
