+Notícias

Seminário Estadual do Corpo de Bombeiros Militar começa na segunda-feira

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) promove nos dias 22 e 23 de outubro o Seminário Estadual do CBMGO (Secbom). O evento, que tem como público-alvo bombeiros militares de todo o Estado, tem como objetivo principal a divulgação de inovações científicas, novos materiais e equipamentos relacionados à atividade bombeiro militar. A cerimônia de abertura do Secbom será na segunda-feira, dia 22, às 14 horas, no auditório da Celg, que fica na Rua 2, nº 505, Jardim Goiás, em Goiânia.

Na manhã do dia22, a partir das 8h30, conferências preliminares serão realizadas (confira programação). A segurança contra incêndio e pânico em Goiás, a contenção farmacológica de animais e o monitoramento de incêndios florestais são alguns dos temas que serão tratados. Especialistas do CBMGO e de diversos órgãos parceiros, inclusive de outros Corpos de Bombeiros do País, estão entre os palestrantes convidados.

Depois da cerimônia de abertura, o Secbom tratará sobre as novidades das operações de salvamento em altura, em palestra com o Capitão Robson Garcia de Goés, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo (CBPMSP) e sobre as novas técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) apresentadas pelo médico cardiologista Max Weyler Nery.

 Já na terça-feira, dia 23, os temas apresentados serão o comportamento dos incêndios confinados – identificação dos ricos e medidas preventivas contra os fenômenos extremos do fogo, mergulho na segurança pública e os novos critérios para declaração e reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Após as palestra, haverá um momento de debate para troca de experiência entre os participantes.

 A importância do Secbom está justamente no compartilhamento de experiências e conhecimentos entre os bombeiros goianos, o que contribuirá para a melhoria da atuação dos profissionais na prevenção e resposta a diversos sinistros, propiciando uma maior integração do conhecimento. A difusão de novas tecnologias para o alcance de resultados mais efetivos nas áreas de combate a incêndio, busca e salvamento, resgate e defesa civil faz parte das diretrizes do Comando Geral da Corporação.

 

Sobre o CBMGO

Atualmente, com 43 unidades operacionais em 36 cidades de Goiás e um efetivo de aproximadamente 2,7 mil militares bem preparados para o serviço, apoiados por equipamentos que em nada deixam a desejar se comparados aos demais bombeiros do País, o CBMGO atua nas seguintes áreas: combate a incêndios de todas as classes, inclusive em emergências com produtos químicos, explosivos e inflamáveis e material radiativo; busca e salvamento, socorro de emergência, salvamento náutico, transporte inter-hospitalar de recém-nascidosem UTI Neo-Natal, prevenção de sinistros e apoio às ações de defesa civil, além de colaboração com prefeituras e outras instituições em campanhas ou emergências não programadas.

Para o êxito de suas missões, há treinamento constante e aprimoramento profissional, dentro de um sistema de ensino próprio voltado objetivamente para a formação da tropa. Estar preparado para atender ocorrências nas quais o imprevisível é uma realidade cotidiana que exige dos Bombeiros de Goiás treinamento constante.  Cursos de formação e especialização, além de treinamentos específicos nas diversas áreas de atuação dos Bombeiros são ministrados nos quartéis e na Academia Bombeiro Militar (ABM), em Goiânia, no Setor Goiânia 2. O trabalho da ABM, que funciona como um centro de excelência no treinamento bombeiro militar, é hoje referência no País. Através de alguns convênios, os Bombeiros de Goiás são hoje responsáveis pela formação e aperfeiçoamento de bombeiros de diversos estados do País.

 

Seminário Estadual do CBMGO (Secbom)

Abertura: Segunda-feira, dia 22, às 14 horas

Local: Auditório da Celg. Rua 2, nº 505, Jardim Goiás, em Goiânia.

Mais informações: 3201-2030.

 

  

Programação do Seminário Estadual do CBMGO

 

Data: Segunda-feira, dia 22

7h30 – Credenciamento

8h30 – A Segurança Contra Incêndio e Pânico em Goiás, com o Tenente Coronel Sérgio Souza Pinto de Almeida Franco

9h20 – Contenção Farmacológica de Animais no Âmbito do CBMGO, com o 1º Tenente Eduardo Campos Cardoso e com a professora Luana Rodrigues Borboleta, do Zoológico de Goiânia

10h05 – Coffee break

10h35 – Monitoramento de Incêndios Florestais, com Christian Niel Berlinck, coordenador de emergências ambientais do instituto Chico Mendes.

11h25 – Debates

12h00 – Almoço

14h00 – Abertura oficial

15h00 – Cenário Atual das Operações em Altura, com o Capitão Robson Garcia de Goés, do CBPMSP

15h50 – Nova RCP, com o médico cardiologista Max Weyler Nery

16h40 – Debates

 

Data: Terça-feira, dia 23

8h00 – O Comportamento dos Incêndios Confinados, com o 1º Tenente Eduardo de Melo

8h50 – Mergulho na Segurança Pública, com Alvanir Silveira de Oliveira, diretor da National Association of Underwater Instructors (NAUI) do Mercosul

10h00 – Novos Critérios para declaração e reconhecimento de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública, com o Major Pedro Carlos Borges de Lira

10h45 – Debates

11h15 – Encerramento

Botão Voltar ao topo
Acessar o conteúdo