Polícia Civil de Morrinhos apreende menor que realizava trote telefônico ao Corpo de Bombeiros do município
Após a realização de investigações, a Polícia Civil de Morrinhos esclareceu uma onda de trotes que estavam sendo aplicados ao Corpo de Bombeiros Militar do município. Nas ligações, um indivíduo pedia atendimento para um acidente automobilístico, com vítimas, nas margens da Rodovia BR 153, fazendo com que a viatura dos Bombeiros se deslocasse até o local.
Foram captadas cerca de 25 ligações fantasiosas, as quais causaram enorme transtorno ao serviço prestado pela Corpo de Bombeiros. Com base nas informações colhidas, a Polícia Civil passou a investigar o caso, identificando um menor de 15 anos, residente na zona rural do município de Morrinhos, como responsável pelas ligações. Ao ser indagado sobre os fatos, o menor confirmou que passava os trotes, alegando que era uma brincadeira de mau gosto.
Diante dos fatos, foi lavrado um Boletim de Ocorrência Circunstanciado em desfavor do citado menor por ato infracional análogo ao descrito no Art. 265, do Código Penal (atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água, luz, força ou calor, ou qualquer outro de utilidade pública).
O CBMGO só no ano de 2015 atendeu 379 trotes em todo estado e de janeiro até março de 2016 foram registradas 62 ocorrências que eram trotes.
Se uma viatura é encaminhada ao local relatado do trote, o tempo de deslocamento pode ser valioso para atendimento de quem precisa de ajuda e a viatura encontra-se ocupada. Além dos trotes, onde viaturas e equipes são empenhas para o local da falsa ocorrência, o CBMGO recebe inúmeras ligações indevidas que deixam as linhas telefônicas ocupadas por cerca de um a três minutos impedindo ou atrasando muitas vezes o registro de uma ocorrência real .