Operação Romaria do CBMGO garante segurança dos romeiros em Trindade

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, por meio do 15º Batalhão Bombeiro Militar, encerrou na manhã de segunda feira, 8 de julho, a 18ª Operação Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, que este ano recebeu público estimado de 3,2 milhões de pessoas. O foco da ação foi a prevenção, porém houve atuações em ocorrências de resgate, salvamento, incêndio e posicionamentos preventivos em pontos estratégicos, onde a aglomeração de público é intensa. Foram 379 atendimentos realizados, caracterizando uma diminuição de 11% nos números gerais de ocorrências, em comparação ao ano anterior, concentrados em sua maioria nas regiões dos santuários Matriz e Basílica do Divino Pai Eterno e ao Longo da Rodovia dos Romeiros.

A maioria dos atendimentos foi de emergências clínicas provocadas pela exaustão. Nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada. Existe uma relação significativa entre os bons números e as atividades de prevenção que a corporação oferece anteriormente ao período festivo. As orientações e informações prestadas àqueles que participaram de alguma forma da Romaria de Trindade foram fundamentais na mudança de comportamento do visitante que vem caminhando. As pessoas têm escolhido horários mais favoráveis para a caminhada, evitado roupas e calçados desconfortáveis, além de buscar se alimentar e se hidratar de forma adequado durante o percurso de 19 quilômetros entre o Marco Zero e o Santuário Basílica.

Este ano o evento contou com ações integradas de órgãos como a Policia Militar, Policia Civil, Paróquia do Divino Pai Eterno e a Prefeitura Municipal e suas secretarias envolvidas. Para isso foi montada a Sala de Gestão Integrada que pelo quarto o que tem favorecido as ações de todos os órgãos durante os dias de festa, promovendo um bem estar maior ao visitante. Vários estabelecimentos comerciais, tanto permanentes quanto os que foram montados só para o período festivo, foram vistoriados pela Corporação. Pousadas, hotéis, restaurantes e barracas ao longo da rodovia e dentro da cidade passaram por inspeções técnicas.