+Notícias

Cursos de Prevenção a Incêndio Florestal e de Formação de Praças participam de instrução no Parque das Emas

O Curso de Prevenção Combate a Incêndio Florestal(CPCIF) realizou na última semana de setembro, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e apoio da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar, em  Mineiros, instruções no Parque Nacional das Emas (PNE). Também participaram da atividade alunos do Curso de Formação de Praças do 4º BBM – Rio Verde.
O Parque Nacional das Emas possui área de 132.000 hectares e é uma unidade de conservação federal de proteção integral, uma das mais importantes no contexto da preservação do bioma cerrado, apresenta diversificadas formas de cerrado (campos limpos, campos sujos, veredas e matas de galeria). Ele também abriga notável variedade de animais típicos desse bioma além de preservar a nascente dos rios Formoso e Jacuba. O Parque Nacional das Emas é famoso pelos severos incêndios que devido ao tipo da vegetação predominante, relevo e os fortes ventos no período de estiagem, favorecem uma rápida propagação do fogo tornando o combate uma tarefa muito difícil, justificando a concentração dos trabalhos principalmente na fase da prevenção, construindo-se aceiros de até 150 metros de largura e mais de 50 km de extensão, subdividindo o parque em várias áreas.
Durante as estada do CPCIF no PNE, os alunos tiveram instruções de Tática de Combate a Incêndio Florestal, ministrada pelo Coronel Luís Antônio. Os alunos puderam conhecer o plano de contingência da unidade, o trabalho de construção dos aceiros negros, que é realizado com o uso das técnicas de queima controlada e praticar operações de moto bombas para combate a incêndios florestais. O curso realizou também exercício de orientação em condições especiais com tranposição de terreno de difícil progressão, simulando uma situação de resgate e finalizou suas atividades realizando uma marcha forçada de 42 km. Confira as fotos:
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo