Helicóptero Bombeiro 01 e Bombeiros de Morrinhos socorrem vítima de amputação
Na quinta-feira, o Helicóptero Bombeiro 01 e os Bombeiros de Morrinhos foram acionados para socorrer uma vítima de acidente de trabalho. Ao operar um novo modelo de betoneira, o trabalhador teve sua perna direita decepada logo abaixo do joelho. O grave acidente ocorreu no final da tarde. Como Morrinhos fica fora da área de Controle Terminal (TMA), onde o Helicóptero tem autorização para voar após o pôr-do-sol, a vítima foi transportada pelos Bombeiros de Morrinhos até Piracanjuba por uma Unidade de Resgate acompanhada por médica e enfermeira do Hospital de Morrinhos.
Em 20 minutos, o Helicóptero Bombeiro 01 chegou em Piracanjuba, onde recebeu o paciente e retornou para Goiânia. Ele foi deixado na sala de cirurgia do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) junto com o seu membro amputado, devidamente acondicionado e conservado. A equipe de cirurgia avaliou como satisfatórias as condições do paciente e seu membro e decidiu então realizar a cirurgia de reimplante.
Nesses tipos de operação, o tempo decorrido entre a amputação e a cirurgia deve ser o menor possível sob pena de inviabilizar o procedimento. A ação do Helicóptero reduziu o tempo de chegada do paciente ao centro cirúrgico do HUGO (menos de 50 minutos), aumentando substancialmente suas chances de recuperar sua integridade física. Após a entrega do paciente, a aeronave retornou em segurança para a base.