Dia Internacional da Mulher

Há 15 anos, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) conta com a participação de mulheres em suas fileiras. A chegada delas foi mais uma vitória conquistada por elas que são hoje a maior força emergente no mundo. Dentro de suas ações, o Corpo de Bombeiros Militar está contribuindo para que essa força se amplie e se torne cada vez mais presente.

Uma das bandeiras do movimento feminista, em quase todo o mundo, ainda é a equiparação salarial entre os gêneros. Dentro do meio militar isso sempre foi uma realidade. Homens e mulheres também têm a mesma oportunidade de ascender na carreira pelo seu próprio mérito e esforço. No início da presença feminina no CBMGO, alguns críticos imaginavam que elas não conseguiriam exercer bem a profissão bombeiro militar. A prática destruiu esse mito. Todas as atividades dos bombeiros podem ser desenvolvidas por homens e mulheres.

Sabemos que muitas barreiras ainda precisam ser rompidas para diminuir a desigualdade entre os gêneros e garantir mais direitos – mais autonomia – às brasileiras de todas as classes sociais. É preciso combater sem tréguas a violência que recai sobre as mulheres. Mais que um dia festivo, o 8 de março – que lembra as centenas de trabalhadoras brutalmente assassinadas ao exigir seus direitos em uma fábrica em Nova York – é um dia de luta e de reconhecimento. Em nome do Corpo de Bombeiros Militar, quero parabenizar cada mulher pelo seu dia, em especial as que fazem parte da Corporação por entender que a escolha de uma carreira que exige dedicação integral, coragem e abnegação é coisa para poucos.

Coronel Carlos Helbingen Júnior – Comandante Geral do CBMGO

Mulher