Corpo de Bombeiros Militar realiza simulado no Buriti Shopping

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), em parceria com o Buriti Shopping, promoveu um treinamento conjunto nas dependências do shopping com a simulação de abandono total da edificação devido a uma hipotética explosão de gás.  A simulação envolveu lojistas, funcionários da administração, brigada de combate a incêndio, equipe de segurança e manutenção do shopping, além de órgãos municipais de trânsito e segurança.

Quando o alarme de emergência do shopping soou, a operação teve início como se fosse real. Um grande vazamento de gás na tubulação próximo a área de alimentação, em contato com as chamas de um fogão de uma empresa de fast food provocou uma grande explosão que ocasionou um desabamento parcial da estrutura do 1º andar. Os escombros atingiram três clientes que se encontravam no corredor do piso térreo, além de também gerar um incêndio de grande porte em outras lojas na praça de alimentação. Outros dois clientes que ali estavam ficaram gravemente feridos pela onda de choque e calor.

O barulho provocado pela explosão e as chamas provocaram também uma imensa correria e pânico pelos corredores e escadas do Shopping e uma pessoa ficou seriamente ferida na escala rolante. Verificou-se ainda, que um grupo de sete funcionários de lojas ficaram presos no mezanino e tentaram fugir das chamas pelo telhado, sendo que um deles possuía queimadura extensa pelo corpo e os demais queimaduras e ferimentos leves, no momento do sinistro acontecia uma seção extra em uma sala do cinema.

Equipes do CBMGO, inclusive o Helicóptero Bombeiro 01, estiveram empenhadas no simulado. “A simulação é um processo importante para treinar lojistas e funcionários para uma eventual necessidade de abandono do empreendimento, o que garante mais segurança para nossos clientes e colaboradores”, explica o Tenente Coronel Marcos Vinícius Batista Gonçalves, coordenador do simulado. Confira fotos: