Nesta segunda-feira, 15 de maio, foi realizada a aula inaugural do 1º Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio, uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). O evento foi presidido pelo Subcomandante-Geral do CBMGO, Coronel Pablo Lamaro Frazão. O curso tem como objetivo formar novos especialistas capacitados para lidar com missões de salvamento envolvendo tentativas de suicídio, visando a eficiência e padronização de ações e procedimentos, oferecendo um serviço mais assertivo à população goiana.
Ao todo, 25 alunos foram selecionados para participar do curso, que tem duração de duas semanas. A primeira semana será realizada na modalidade de ensino à distância (EAD), proporcionando aos alunos uma base teórica sólida sobre o tema. Já a segunda semana será presencial, com atividades práticas e simulações para aprimorar as habilidades adquiridas.
O principal objetivo do curso é capacitar os militares da corporação para atuarem de forma humanizada em ocorrências de tentativas de suicídio em situações-limite, em que a vítima está na iminência de consumar o ato. Ao final do curso, os bombeiros militares estarão preparados para atuar como multiplicadores de prevenção do suicídio, bem como na intervenção, por meio do uso do diálogo e conhecimentos sobre o escopo desse fenômeno.