CORPO DE BOMBEIROS MILITAR PARABENIZA TODOS OS MÚSICOS DA CORPORAÇÃO PELO SEU DIA

A semana de 21 a 25 de novembro está sendo marcada em Goiás pelas comemorações relativas ao Dia do Músico, que é celebrado nesta terça-feira, 22. A data homenageia o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) parabeniza todos os músicos que fazem parte da Corporação e todos aqueles que professam a arte da música, tocando, compondo peças, regendo, cantando ou ensinando.

Parceria entre os militares músicos do CBMGO e da PMGO, a 3ª Semana do Músico Militar está promovendo palestras, workshops, competições esportivas, fóruns de debates, entre outras atividades ligadas à área. Na quarta-feira, 23, haverá um grande concerto das bandas militares goianas em comemoração ao Dia do Músico. A apresentação será realizada às 20 horas, no Teatro Madre Esperança Garrido, no Setor Central, com entrada franca. A música está em todos os lugares. Nas ruas, nos shows e concertos, na sala de aula. A harmonia de sons e notas movimenta vidas e desperta vocações.

A Banda Sinfônica do CBMGO se diferencia pela diversidade de sua formação instrumental. São utilizadas nas apresentações toda a família das madeiras, metais e percussão. A maior parte dos Bombeiros músicos tem formação acadêmica na área. Fundada em setembro de 1990, a Banda de Música é a alma sonora da corporação. Sua estréia foi no dia 24 de outubro do mesmo ano. Atualmente a banda é composta bombeiros dedicados, que formam uma das mais atuantes organizações musicais militares do Brasil. Parabéns a todos os seus integrantes.

Confira mensagem enviada pelo Comando da Academia Bombeiro Militar em homenagem ao Dia 22 de Novembro, dia do Músico!

Aquele que professa a arte da música, tocando, compondo peças, regendo, cantando ou ensinando; aquele que faz parte da banda, da orquestra, da escola de samba, do grupo, do conjunto ou do coro. A música é a arte celestial de se combinar sons de maneira agradável ao ouvido. Em qualquer composição musical, execução de qualquer peça musical por uma corporação de músicos. A música tanto mais rica será quanto mais pura seja a intenção da mente do musico.

Qual o papel do músico na humanidade? O mesmo do professor.

O músico é, em termos históricos, sociológicos, estéticos, filosóficos, um repositório do seu universo sócio-cultural. Não apenas um reflexo, mas, sobretudo, um co-partícipe. A sua arte antecipa os rumos da sociedade à qual pertence. Nesse sentido, a música é uma filosofia. É uma linguagem subjetiva e profunda. É a ferramenta manipuladora das mais íntimas sensações e de todo o mecanismo das emoções. Assim, o músico avoca uma posição de responsabilidade: sua música tem o poder de elevar, inspirar, comover e canalizar energias positivas. Sua meta mais sublime será a de despertar os mais nobres sentimentos, depurar as energias humanas, infundir o aprimoramento de seus semelhantes. E o fará através do domínio da arte, doando a sua obra musical – fruto da criatividade – ao acervo da comunidade. Terá, assim, a convicção de ter vivido plenamente e cumprido a sua missão no evoluir da humanidade.

(Texto de Dante Borba)