Corpo de Bombeiros Militar lança Operação Semana Santa 2015 nesta quarta-feira
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lança nesta quarta-feira, dia 1º, às 9 horas, a Operação Semana Santa 2015. O evento será no pátio do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), e contará com demonstração de salvamento aquático. O objetivo da operação é garantir diversão segura em rios, lagos e piscinas aos turistas e à população goiana durante o feriado prolongado. Serão empregados 300 bombeiros diariamente nos principais pontos turísticos e balneários de Goiás.
Este ano, o foco principal dos Bombeiros será a conscientização da importância do uso do colete salva-vidas. Ele é o principal equipamento de segurança aquática e evita a morte por afogamento. Um bom colete deve oferecer flutuabilidade, modelagem ajustada, boa amplitude de movimentos para os braços, tirantes resistentes e dispositivos de ajuste bem eficientes. Durante o lançamento, haverá uma oficina sobre o uso correto do colete salva-vidas.
O trabalho educativo também será realizado para sensibilizar a população da importância de pequenos cuidados como forma de evitar grandes tragédias. Durante o feriado da Semana Santa do ano passado, oito pessoas morreram afogadas em Goiás. O que mais choca nesses casos de afogamento é que praticamente todos poderiam ter sido evitados, já que a causa da maioria foi a imprudência.
Lançamento Operação Semana Santa 2015
Data: Quarta-feira, dia 1º, às 9 horas.
Local: 1º Batalhão Bombeiro Militar. Rua 66, nº 253, Centro (ao lado do Mutirama)
Mais informações: 3201-2030
Salva-vidas:
O colete salva-vidas foi idealizado para ser utilizado numa situação de emergência ou para dar segurança permanente numa atividade aquática esportiva. A dotação de coletes deverá ser, pelo menos, igual ao número total de pessoas a bordo, devendo haver coletes de tamanho pequeno para as crianças.
Crianças
Vestir um colete salva-vidas ou um auxiliar de flutuação ajuda a manter uma criança equilibrada e com a cabeça para fora d´água. Não importa a idade, crianças perto ou dentro da água devem sempre estar sob a supervisão de um adulto responsável. Caso a criança não saiba nadar, escolha um colete com gola.
Validade
Bóias e colete salva-vidas não tem prazo de validade previstos por lei. A troca é indicada de acordo com as condições de uso do produto.
Tipos
Escolha seu colete conforme seu peso e tamanho. Sempre há um modelo adequado que o deixe com a flutuabilidade estável.
