+Notícias

Corpo de Bombeiros Militar inicia atividades do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal

No último dia 12 de agosto, iniciou no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, o Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal 2013. Durante a primeira semana os alunos tiveram instruções de equipamentos de combate a incêndio florestal, treinamento físico militar e marcha a pé. Já na primeira semana o curso teve sua primeira atuação em combate real no próprio Parque. O incêndio foi controlado após 2 horas e 30 minutos de combate. A presença do curso na unidade de conservação foi providencial, pois o incêndio pode ser rapidamente detectado e a atuação imediata garantiu a rápida supressão, restringindo o incêndio a uma área de aproximadamente 8 hectares.

O CPCIF tem carga horária de 500 horas/aulas e duração aproximada de 12 semanas, tem por objetivo habilitar oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar ao desempenho de cargos e ao exercício de funções relacionadas com o planejamento e a execução de Operações de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal no nível tático.

Durante o curso o aluno também tem contato com conhecimentos que o capacite a sobreviver em ambiente silvestre. Ele recebe instruções sobre orientação, transposição de obstáculos, marchas e estacionamentos, obtenção de água e fogo, alimentos de origem vegetal, construção de abrigos, contenção de animais selvagens, armadilhas para caça e pesca, alimentos de origem animal, obtenção do pescado, higiene, profilaxia e primeiros-socorros em locais remotos. Confira as fotos:

Botão Voltar ao topo
Skip to content