+NotíciasNotícias

Corpo de Bombeiros Militar implanta programa de compliance que garante mais transparência na gestão pública 

 

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Coronel Dewislon Adelino Mateus, recebeu os gestores de finanças e controle Givaldo Faria da Costa e Marcos Antônio Roberto Damaceno, da Controladoria Geral do Estado (CGE), e o chefe de gabinete do órgão, Eudenisio Batista da Silva, para discutir a implantação do Programa de Compliance Público na corporação. O termo “compliance”, derivado do inglês, traduz-se por “conformidade” – e, no contexto institucional e corporativo, indica conformação de procedimentos aos padrões morais e legais, propiciando resultados positivos às políticas públicas e de preservação do patrimônio do Estado.

 

Como parte do esforço para assegurar a eficácia da administração pública, o governador Ronaldo Caiado lançou em fevereiro o Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás. A Controladoria-Geral do Estado e Procuradoria-Geral oferecerão consultoria a todos os órgãos e entidades que compõem o Governo de Goiás para a implantação do projeto. No CBMGO, o termo de compromisso prevê garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos, fomentando a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos.

 

Entre as ações, estão previstas a formação de um Comitê Setorial de Compliance Público. O Programa de Compliance coloca o Governo de Goiás em sintonia com o que existe de mais moderno no que se refere a práticas organizacionais de governança na gestão, tanto privada como pública. Trata-se, portanto, de adotar medidas que assegurem cuidado maior com o erário, respeitando o dinheiro dos contribuintes goianos e melhorando a gestão.

Botão Voltar ao topo
Skip to content