Operação Férias Turista Seguro 2016 atendeu 170 mil pessoas
A Operação Férias Turista Seguro 2016 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) realizou durante o mês de julho, 1832 ações proativas alcançando diretamente um público de 170 mil pessoas. As ações visaram a prevenção de acidentes, através de orientações, palestras, distribuição de folders, prontidão dos guarda-vidas nos postos de observação em pontos do Rio Araguaia de maior movimentação de turistas, além da permanência de viaturas e equipes de Bombeiros durante os shows e eventos promovidos pelas cidades turísticas.
Durante os 30 dias de trabalho, a ação rápida das equipes evitou a morte de 6 turistas, que foram retiradas por guarda-vidas de dentro da água em iminência de afogamento. O balanço final mostra que foram registradas 139 ocorrências de resgate, 94 ocorrências de busca e salvamento e 9 combates a incêndio, além de 714 ações preventivas nos vários balneários do rio Araguaia.
Desde fevereiro, o CBMGO promove ações educativas em escolas de todo o Estado no sentido de prevenir afogamentos. Ao todo, as ações preventivas atingiram mais de 32 mil crianças nos meses anteriores a operação. Durante o mês de julho, 3079 pessoas também foram alcançadas com palestras e demonstrações.
Para a Corporação, o balanço positivo é consequência do trabalho realizado durante toda a Operação. O grande público alcançado pelas ações preventivas diretas realizadas pelos bombeiros justificou o baixo índice de ocorrências com gravidade e contribuiu com a diminuição do percentual, resultando em mais segurança para a população durante as férias.
Foram empregados durante a Operação, 350 bombeiros militares com equipes exclusivas nos principais pontos turísticos e balneários de Goiás, além do efetivo empregado diariamente nas unidades operacionais em todo o Estado.