Corpo de Bombeiros Militar comemora Dia Nacional do Bombeiro com homenagem a autoridades, entrega de viaturas e formatura de Aspirantes
O Corpo de Bombeiros Militar realiza nesta sexta-feira, dia 27, às 20 horas, a solenidade militar em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho. O evento, marcado por homenagem a autoridades, entrega de novas viaturas e formatura de Cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), será no pátio do 1º Batalhão Bombeiro Militar, na Rua 66, n. 253, Setor Central, Goiânia (próximo ao Parque Mutirama).
Durante a solenidade, será concedida a Medalha Dom Pedro II, a maior condecoração da Corporação, regulamentada pelo Decreto n. 6.898, de 27 de abril de 2009. A medalha é destinada a agraciar as instituições, autoridades e pessoas que tenham prestado relevantes e notáveis serviços à Corporação.
A Ordem do Mérito Dom Pedro II, instituída para comemorar o Dia Nacional do Bombeiro, reverencia o patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Será entregue ainda a Medalha do Mérito Profissional, destinada a reconhecer Bombeiros Militares que se destacaram em ações operacionais, serviços de prontidão, docência e atividade-fim.
Durante a noite de festa, também será realizada a formatura do CFO. A turma tem 36 formandos, dentre eles três alunos do Mato Grosso do Sul e dois de Alagoas. Os cadetes passarão à condição de aspirantes por meio da entrega de espadins (símbolo do cadete) para o recebimento da espada (símbolo do oficialato). Com espadas os formandos prestam o juramento no qual se comprometem em defender a sociedade mesmo com o sacrifício da própria vida.
Após realizar concurso público para ingresso na carreira bombeiro militar, os formandos passaram dois anos recebendo instruções na Academia Bombeiro Militar, que hoje é referência de ensino no País, atraindo bombeiros militares de outros Estados. Ao término do CFO, os aprovados são promovidos a Aspirantes-a-Oficial. Está prevista também a entrega de novas viaturas operacionais para a Corporação adquiridas através de recursos da Taxa de Incêndio.
Equipar, expandir e prevenir
Nos últimos três anos, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) inaugurou novas unidades em nove cidades goianas, incluiu 680 novos bombeiros e investiu R$ 19 milhões em materiais e equipamentos. Um número maior de goianos passou a contar com a excelência dos serviços prestados pela Corporação, uma das mais bem avaliadas no País. Em toda sua história, o Corpo de Bombeiros não havia experimentado um crescimento tão intenso, fruto do ousado planejamento estratégico institucional. Equipar, expandir e prevenir são metas do atual Comando.
No Estado, as atividades militares de combate a incêndio tiveram início em 17 de dezembro de 1958. Passadas mais de cinco décadas desde seu surgimento, a Corporação goiana é hoje referência para o restante do País. Atualmente, o Corpo de Bombeiros conta com o efetivo de aproximadamente 2,7 mil militares, distribuídos em 48 unidades operacionais de 36 cidades do Estado, em que homens e mulheres são treinados a serviço da população, apoiados por equipamentos modernos.
O CBMGO atua nas áreas de combate a incêndios de todas as classes, inclusive em emergências com produtos químicos, explosivos e inflamáveis e material radiativo; busca e salvamento, socorro de emergência, salvamento náutico, transporte inter-hospitalar de recém-nascidos em UTI Neo-Natal, prevenção de sinistros e apoio às ações de defesa civil, além da colaboração com prefeituras e outras instituições em campanhas ou emergências não programadas.
Para o êxito de suas missões, há treinamento constante e aprimoramento profissional, dentro de um sistema de ensino próprio voltado objetivamente para a formação da tropa. Estar preparado para atender ocorrências em que o imprevisível é uma realidade cotidiana exige dos Bombeiros de Goiás treinamento constante.
Dia Nacional do Bombeiro
O Dia Nacional do Bombeiro é celebrado anualmente em Goiás com uma série de eventos, que tem na cerimônia militar de entrega de medalhas o ponto alto. A solenidade serve para comemorar os avanços da Corporação, enaltecer o espírito patriótico dos goianos, divulgar a importância da Instituição e também de seus valiosos integrantes, homens e mulheres vocacionados, devotados e bem preparados para servir a sociedade com excelência.
A data lembra que em 2 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n. 1.775, que regulamentou, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Naquela época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficassem em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas.
Para oficializar a importância da profissão bombeiro, por decreto do presidente Getúlio Vargas, de 1954, foi instituído o 2 de julho como Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das Corporações de Bombeiros Militares.
Dia Nacional do Bombeiro
Data: Sexta-feira, dia 27, às 20 horas
Local: 1º Batalhão Bombeiro Militar. Rua 66, 253, Setor Central, Goiânia (próximo ao Parque Mutirama).
Trajes: 1º B (oficiais), 4º A (Praças) e passeio completo (civis)
Informações para a imprensa: 3201-2030

