Corpo de Bombeiros Militar combate incêndio florestal no município de Cavalcante

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás foi acionado no último dia 14 para atendimento a ocorrência de incêndio florestal no município de Cavalcante, localizado a 515 km de Goiânia. Bombeiros de Minaçu iniciaram o atendimento, sendo reforçados por bombeiros de vários quartéis e contando com apoio do Helicóptero Bombeiro 01, totalizando 20 bombeiros em operação, além de 15 brigadistas do Ibama, que atuam anualmente no local.

O maior empenho das equipes foi a proteção do Parque Municipal do Lava-Pés, de  510 hectares e que o incêndio não se propagasse para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Saiba mais sobre a região:

Cavalcante é um município brasileiro do estado de Goiás, localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros, que abriga uma parte da comunidade Kalunga, dentro do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, principalmente no Povoado Engenho e no Vão do Moleque. Sua população estimada em 2004 era de 9.660 habitantes. Entre suas atrações turísticas destacam-se várias cachoeiras, como as do Rio Prata, de Santa Bárbara, da Capivara, as do Veredas e a Ponte de Pedra.

Apesar de não possuir ainda um acesso em seu território, Cavalcante também abriga cerca de 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Sua origem remonta a 1736, quando o garimpeiro Julião Cavalcante e seus companheiros chegaram a região em busca de novas minas de ouro. A notícia da descoberta de imensa mina de ouro de grande profundidade à margem do córrego Lava Pés, na serra da Cavalhada, atraiu numerosos aventureiros dos mais distantes rincões, iniciando-se o povoado com o nome de Cavalcante, em homenagem ao fundador e colonizador.