Corpo de Bombeiros Militar atualiza normas técnicas

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) divulgou nesta semana a atualização das Normas Técnicas (NT’s) referentes à proteção contra incêndio e pânico nas edificações comerciais e industriais, bem como em condomínios residenciais e locais de concentração de público. As modificações foram resultado de estudo e dialogo entre a Corporação e órgãos representativos, como a ACIEG (Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás), FIEG (Federação das Indústrias do Estado de Goiás), ACIRV (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde), FECOMÉRCIO (Federação do Comércio do Estado de Goiás), CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás), CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás), AGOS (Associação Goiana de Supermercados), dentre outros.

Os principais objetivos que suscitaram as alterações foram garantir a segurança das pessoas, viabilizar melhores condições de execução, tornar a relação custo benefício viável, bem como adequar as novas tecnologias existentes no mercado da construção civil.

Dentre as atualizações das NT’s estão a isenção da apresentação de projetos para algumas edificações com até 750 metros quadrados; a exigência de  Brigada de Incêndio em algumas edificações deixa de ser obrigatória, tornando se recomendatória; especificações nos requisitos para as saídas de emergências; a adaptação da regulamentação da segurança em piscinas; bem como a mudança no credenciamento de Brigadas e Guarda-vidas.

Confira a atualização das normas técnicas no link: