Confira fotos do Lançamento da Operação Operação Cerrado Vivo 2019

O Governo do Estado de Goiás, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) realizou nesta quinta-feira, 13, 9h,  no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco o lançamento da Operação Cerrado Vivo 2019.

Diversas autoridades civis, militares e imprensa local estiveram presentes na solenidade de lançamento. O Secretario de Segurança Pública, Rodney Rocha Miranda , representou o Governador do Estado, Dr. Ronaldo Caiado.

Com foco na prevenção e controle de incêndios em vegetação, a Operação Cerrado Vivo 2019, realiza diversas ações educativas, como palestras em escolas e parcerias com sindicatos rurais. Cartilhas de orientação, visitas a propriedades rurais, oficinas para  confecção de abafadores e treinamento de brigadas de incêndio, para atuarem em propriedades rurais e áreas de proteção ambiental, são  algumas das atividades,  além das ações de combate efetivo de  incêndio em vegetação. Por isso é importante o trabalho preventivo e de conscientização de toda a população.

As queimadas em vegetação causam grandes impactos ambientais,  riscos de acidentes nas rodovias devido a falta de visibilidade aos condutores de veículos e motocicletas , além de provocar problemas respiratórios, com a inalação de fumaça.

Durante o lançamento, foram apresentados materiais, viaturas, equipamentos e as estratégias que serão utilizadas pela Corporação. Um dos destaques para este ano é a utilização de drones para mapeamento das regiões com focos de incêndio e a parceria com as prefeituras nas ações de fiscalização .

O Comandante Geral do CBMGO, Coronel Dewislon Adelino Mateus entregou, em agradecimento as diversas ações voluntárias e parcerias, o Certificado Amigo do Corpo de Bombeiros para as seguintes autoridades: Secretária de Estado de Meio Ambiente de Goiás, Sra. Andrea Vulcanis, o Coordenador do CAO do Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público de Goiás, Sr. Delson Leone Júnior, o Presidente da SANEAGO, Sr. Ricardo José Soavinski, o Gerente de Compensação Ambiental e Unidades de Conservação (SEMAD), o
Superintendente SENAR-GO, Sr. Dirceu Borges e o Diretor Técnico do SENAR-GO, Sr. Marcelo Lessa Medeiros Bezerra. Confira fotos: