Confira fotos da Solenidade de Formatura do Curso de Intervenção e Operações de Salvamento em Desastres (CIOSD)

Compartilhar:

Na manhã desta terça-feira, 3, foi realizado no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) a Solenidade de formatura do Curso de Intervenção e Operações de Salvamento em Desastres (CIOSD). A solenidade foi presidida pelo secretário de Segurança Pública de Goiás Rodney Miranda.

Com o término do curso, foram formados 36 especialistas em Intervenção e Operações de Salvamento em Desastres. Entre os alunos estão bombeiros de Goiás, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Roraima, Maranhão e da Força Nacional, além de membros do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), preparados para oferecer resposta a catástrofes como desastres naturais, geológicos, hidrológicos, além de colapso de edificações e colapso de barragens.

O secretário de Segurança Pública de Goiás Rodney Miranda, esteve presente na solenidade e ao fazer uso da palavra ressaltou que os investimentos em especialização da tropa de segurança pública fazem parte das diretrizes do governador Ronaldo Caiado. “Capacitar constantemente as forças e extrair o máximo dos nossos profissionais para que a gente possa entregar o melhor trabalho para a sociedade”.

O Comandante Geral do CBMGO, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos parabenizou todos os formandos e agradeceu em suas palavras, o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado e o Secretário Rodney Miranda pelos constantes investimentos e apoio dado a Corporação permitindo o aprimoramento e a qualidade dos serviços prestados a população goiana.

Durante a Cerimônia  foi realizado uma homenagem a cadela Hanna  que atuou no resgate em Brumadinho e  encerrou sua atuação  no CBMGO, após 8 anos de serviços prestados ao CBMGO.

Hanna foi um dos cães de resgate goianos que trabalharam nas buscas das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), em 2019. Um cão de buscas se aposenta, em média, com oito anos de serviço. Nascida em agosto de 2012 em uma ninhada com mais dois filhotes e filha da cadela de trabalho do CBMGO Isabor, Hanna se destacou e foi selecionada pelos cinotécnicos da época para galgar a oportunidade de treinar, seguindo os passos da mãe, e se tornar um cão de busca e resgate do CBMGO.

Um dos seus destaques operacionais, sem dúvida, foi a atuação no desastre ocorrido em Brumadinho em 2019, onde conduzida pelo Tenente Wening atuou bravamente junto com os demais militares e cães de resgate, sendo responsável por localização de diversas vítimas. O cão receberá todas as homenagens que merece pela importância que teve no serviço operacional do Corpo de Bombeiros Militar. A aposentadoria será ao lado da família do Soldado Walisson, com quem passará a viver. Confira fotos:

CBMGO nas Redes