Confira fotos da ação do CPCIF no combate ao incêndio no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco

O Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal foi mobilizado para somar esforços às ações do Corpo de Bombeiros Militar para conter o incêndio de grandes proporções no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco. Desde o dia 28 de agosto, quando o primeiro foco foi registrado no local, a Corporação trabalha no combate e monitoramento dos focos que atingem o Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco e no Parque João Leite, que têm área total somada de 4,8 mil hectares.

Ao todo, o fogo atingiu 500 hectares, cerca de 11% da área total somada dos parques. A área queimada não é maior devido à ação dos Bombeiros que conseguiram controlar os maiores focos evitando a propagação do incêndio para outras regiões do parque minimizando o prejuízo ambiental. A baixa umidade do ar, as altas temperaturas e os ventos fortes prejudicam a ação de combate e facilitam o surgimento de novos focos de incêndio.

Outra dificuldade encontrada pelas equipes de trabalho do CBMGO é a condição do terreno, que é acidentado e de difícil acesso. Em muitos locais, só é possível chegar a pé e o combate é feito com a utilização de abafadores e bombas costais, após longas caminhadas. O helicóptero Bombeiro 01 – com capacidade para carregar 700 litros de água – e dois aviões, com capacidade para transportar, cada um, 1,9 mil litros, estão sendo usados na operação. Confira fotos: