+Notícias

Confira fotos da abertura do Curso de Preparação Para Desastres do CBMGO

 

Foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 25, a abertura do Curso de Preparação para Desastres promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. A solenidade foi presidida pelo Subcomandante Geral do CBMGO, Coronel Divino Aparecido de Melo.

O Comandante de Ensino Bombeiro Militar, Coronel Leônidas Eduardo Dias, o Comandante de Operações de Defesa Civil, Coronel Edmilson Eurípedes Lopes, e José de Almeida, representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil, foram algumas das autoridades que prestigiaram o evento. Representantes da Polícia Militar e das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil também participaram do ato que foi realizado no Sindicato das Empresas de Segurança Privada, de Transporte de Valores e de Cursos de Formação do Estado de Goiás (SINDESP/SEAC), no Parque Amazonas.

O objetivo geral do curso é capacitar técnicos e gestores em proteção e defesa civil para atuarem nas ações de preparação, resposta e recuperação de cenários a partir dos meios técnicos e legais. Os alunos do curso serão capacitados sobre temas como legislação federal, reconhecimento federal, transferência de recursos, cartão de pagamento de defesa civil, sistema nacional de monitoramento, alerta e alarme, plano de contingência de proteção e defesa civil e exercício simulado de preparação para desastres.

O curso possui duas etapas, na primeira será desenvolvida uma atividade de capacitação com 32 horas de duração (de 25 a 28/06) em que serão ministrados temas relacionados à regulamentação da Lei 12.608/2012, o processo de Reconhecimento Federal, Transferência de Recursos, além de elaboração de Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil e organização de exercícios Simulados de Preparação para Desastres.

Na segunda etapa, que acontece em setembro/13 os alunos irão assistir como observadores um exercício Simulado de Preparação para Desastres, em comunidade situada em área de risco, de forma a preparar os técnicos e gestores em Proteção e Defesa Civil, os órgãos de resposta a desastres situados nos municípios e a própria comunidade, para atuar antecipadamente em situação de desastre e consolidar procedimentos e conteúdos para a criação de um sistema permanente de monitoramento, alerta e alarme pelos Órgãos Municipais de Proteção e Defesa Civil. Confira fotos da abertura:

Botão Voltar ao topo
Acessar o conteúdo