+Notícias
Comandante Helbingen destaca Seminário Nacional de Bombeiros como momento para construção do conhecimento
Durante seu discurso na abertura do 1º Congresso Internacional de Bombeiros e 15º Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Coronel Carlos Helbingen Júnior, destacou o evento como um espaço propício para a construção do conhecimento. A cerimônia oficial de abertura foi realizada na noite de quarta-feira, 11, no Centro de Convenções da PUC-GO e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o governador de Goiás, Marconi Perillo, o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.
Simultaneamente ao evento, está sendo realizada a reunião do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG), que tem como presidente o Coronel Silvio Benedito Alves, Comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, e do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (Ligabom), que é presidido pelo Comandante Helbingen. “Para nós, é uma satisfação sediar esse grande evento, que recebe 25 nações. Este congresso espera receber cerca de 10 mil pessoas, e é o símbolo da união entre as corporações que estão entre as mais respeitadas do Brasil”, destacou o governador Marconi Perillo, que foi presenteado com uma espada.
O reitor da PUC-GO, Wolmir Amado, fez questão de ressaltar a parceria com o CBMGO e desejou boas vindas aos visitantes. Já o Coronel Silvio falou da importância da realização da reunião do CNCG em Goiás. Comandantes das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros de todo País estão reunidos em Goiânia. Citando versos da poetisa goiana Cora Coralina, o Comandante Helbingen destacou a superação de obstáculos para a realização do evento que traz para Goiás o que há de mais moderno na área de emergência, segurança contra incêndio e pânico.
“Ultrapassamos barreiras ao conseguir reunir, no mesmo ambiente, bombeiros e policiais militares, profissionais da construção, da saúde, professores, alunos e comunidade em geral. Façamos desses três dias em Goiânia um espaço de formulação, articulação e debate para a construção do conhecimento”, destacou. Antes de sua fala, a secretária Regina Miki pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia em Mariana (MG) e falou do trabalho incansável dos bombeiros em situações como esta. Ao encerrar a solenidade, o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, Joaquim Mesquita, parabenizou a organização do evento e disse que ele é um marco na história do Estado. Após a solenidade, foi realizada a palestra com Daniel Godri que teve o trabalho em equipe e uma apresentação cultural de dança com alunos da PUC-GO. Confira fotos: