+Notícias

Comandante Geral do CBMGO participa de debate sobre Planejamento Estratégico com alunos do CEGESP

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Coronel Carlos Helbingen Júnior, participou na terça-feira, dia 12, de um debate sobre Planejamento Estratégico com alunos do Curso de Especialização em Gerenciamento de Segurança Pública (CEGESP). A disciplina é ministrada aos 29 Capitães alunos do curso pelo Tenente Coronel Franco.

A dinâmica do debate consistiu em um cenário de perguntas e respostas. O Coronel Helbingen respondeu aos questionamentos formulados pela turma, divida em grupos de trabalho. A atividade marcou o encerramento das aulas da disciplina. Ao final, o Comandante Geral recebeu dos alunos um banner contendo as principais variáveis internas e externas do CBMGO, pesquisadas para compor o trabalho de conclusão da turma.

Durante o debate, o Coronel Helbingen falou sobre os pontos fortes e fracos; ameaças e oportunidades da elaboração de um planejamento estratégico, bem como sobre a  necessidade de se possuir uma cultura organizacional para estas tratativas. Ele ressaltou que um dos principais legados que acredita deixar para a Corporação é o da consciência da realização de esforços de trabalho  alinhados com os objetivos previstos no escopo do processo de planejamento.

“O Corpo de Bombeiros Militar tem foco e tem metas. Nossa Corporação sabe aonde quer chegar no horizonte temporal de, pelo menos, 10 anos”, destacou. Aproveitando a oportunidade, os Capitães-alunos perguntaram como deveriam atuar frente aos desafios estratégicos da Corporação. O Comandante respondeu que, sobretudo, eles – Capitães – pelo exemplo e perseverança podem ser agentes transformadores.

“Muitas das nossas metas podem até não serem cumpridas pelas diversas intercorrências que estamos submetidos. Mas nossos objetivos não podem deixar de serem perseguidos por mais difíceis que eles sejam. Acredito que os senhores vivem a melhor fase, pois têm a maturidade e a necessidade de dar exemplos e de serem líderes. Apenas, sejam o exemplo”, aconselhou.

O debate que durou cerca de 30 minutos foi encerrado com os agradecimentos do Capitão Antônio Moura pela presença do Comandante Geral na Academia Bombeiro Militar. Foi ele que entregou ao Coronel Helbingen o banner alusivo à conclusão parcial da disciplina. Confira fotos:

Botão Voltar ao topo
Skip to content