+Notícias

Comandante Geral do CBMGO ministra palestra em Seminário de Planejamento Estratégico do CBMMT

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Coronel Carlos Helbingen Júnior, participou a convite do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso, Coronel Aderson José Barbosa, do Seminário de Planejamento Estratégico, que acontece de 18 a 22 de fevereiro, no Centro de Eventos do Pantanal.
No evento, o Comandante Geral do CBMGO, realizou uma palestra a todos os participantes do Seminário, com o tema: “Experiência Institucional antes e na vigência do Planejamento Estratégico do CBMGO”, ressaltando  as dificuldades iniciais para implantação do Planejamento Estratégico e da importância do planejamento das ações para o alcance das metas estabelecidas para os próximos 10 anos pelo Plano de Gestão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.
Na ocasião, o Comandante Geral recebeu a Comanda do Mérito Dom Pedro II, maior Comenda concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, pelo relevante apoio dado à Instituição.

O Seminário, continua até nesta sexta-feira, dia 22,  e faz parte do projeto de parcerias estabelecidas  para  desenvolvimento do planejamento estratégico dos Corpos de Bombeiros Militares de todo o País.  Confira fotos:

 

 

Confira também, a matéria publicada no site do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso, sobre a participação do Comandante Geral do CBMGO, Coronel Carlos Helbingen Júnior:

Planejamento estratégico conta com apresentação do CBM-GO

 

 

                      
coronel Helbingen durante palestra de planejamento

O Seminário de Planejamento Estratégico, realizado entre os dias 18 a 22 de fevereiro, no Centro de Eventos do Pantanal, contou com a palestra proferida pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás, coronel BM Carlos Helbingen Júnior. O palestrante brindou a plateia com a exposição da experiência na elaboração, implantação, execução e no acompanhamento do plano estratégico do CBM-GO.

Foi apresentado um resumo histórico, os difíceis passos da elaboração do plano, os tortuosos caminhos da implantação e execução e as persistentes intervenções no acompanhamento para manter a Corporação dentro do que fora planejado. Em meio aos passos seguidos, o comandante destaca que para colocar o planejamento em prática e, dar certo, é preciso o compromisso de todo o efetivo.

Segundo o comandante, o Plano Estratégico do CBM-GO foi efetivamente adotado e assumido por cada componente da Corporação. “Precisamos do comprometimento de todos os bombeiros e, um aspecto que considero necessário para esse empenho profissional está realçado no planejamento pessoal, que ocorreu na grande maioria de nossos homens, este foi certamente o que ajudou a potencializar o sucesso da execução do plano”.

O planejamento busca um maior grau de interação gerencial interna e externa à Instituição, e neste processo, foram levantadas as informações para a análise ambiental e definição das ações, de forma prática, visando assim o crescimento e desenvolvimento organizacional da Corporação para os próximos 10 anos.

“Uma instituição que pretende se organizar e crescer deve definir a mobilização de recursos para alcançar seus objetivos. O planejamento estratégico é a ferramenta pela qual essa definição pode ser obtida, podendo estabelecer as razões da existência da instituição, bem como as atividades a serem desempenhadas por ela e onde almeja chegar a curto, médio e longo prazo”, explica.

Segundo o comandante, é imprescindível que as organizações trabalhem sempre pautadas no planejamento com foco no conhecimento, análise dos fatos e tendências das conjunturas econômicas, social e politica, utilizando-se da análise do ambiente, sempre atenta às ameaças e oportunidades que podem impactar positiva ou negativamente a sua missão institucional.

O comandante-geral de Mato Grosso, coronel Aderson José Barbosa, agradeceu e elogiou a apresentação do dirigente, ficou bastante satisfeito com o planejamento e com a expansão da instituição em solo goiano. “O CBM-GO cresceu muito nos últimos anos e isso graças à seriedade e competência na gestão organizacional da Instituição, exemplos como esse, devem servir de orientação para a busca de passos mais consistentes em nossa administração”, fala.

Os trabalhos continuam até nesta sexta-feira (22), será realizado em forma de workshop com a metodologia de análise das informações colhidas dos participantes e da aplicação do planejamento anterior nos últimos anos. Os dados serão produzidos com a metodologia sob a forma de oficina de trabalho e com a realização de entrevista.

O plano terá como base de sustentação o planejamento do MT+ 20 (planejamento do Estado de Mato Grosso para 20 anos que começou em 2006), Plano Plurianual e o Planejamento Estratégico de Segurança Pública. Ao findar os trabalhos será confeccionado um documento que pautará os caminhos da busca pelo desenvolvimento do CBM-MT até 2017.

Fonte: Bombeiros-MT
Data: 20/02/2013
Escrito por: Anízio Queiroz

 

 

Botão Voltar ao topo
Acessar o conteúdo