Comandante-Geral do CBMGO é eleito presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil
O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Coronel Carlos Helbingen Júnior, foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (Ligabom). É a primeira vez que um representante de Goiás assume a liderança do colegiado composto por todos os Corpos de Bombeiros Militares do País. A posse do novo presidente foi na manhã desta quarta-feira, dia 15, no Rio de Janeiro durante reunião da Ligabom.
O Comandante Helbingen agradeceu sua eleição e reforçou seu compromisso de dedicação com a causa dos Corpos de Bombeiros do País. “Assumimos a Ligabom, que tem como objetivo impulsionar as ações, a doutrina, a qualificação e a capacitação dos Bombeiros do Brasil. Essa importante associação, que iremos liderar, buscará em nossa gestão viabilizar propósitos de melhorias nas áreas de tecnologia e investimento e, principalmente, na prestação de serviços de Bombeiros no País”, explicou o Comandante Helbingen.
De acordo com ele, a Ligabom vai capilarizar as boas práticas, as ações que têm sido bem-sucedidas em todo País e direcioná-las para que possam ser compartilhadas entre todos os Estados. “Na verdade, a Ligabom tem esse grande sentido de viabilizar soluções coletivas através da experiência de cada Corporação. Goiás, agora à frente da Liga Nacional, vai ser um ordenador, um catalisador dessas boas práticas de forma a buscar a melhoria dos serviços dos Corpos de Bombeiros do Brasil”.
A partir de agora a sede oficial do Conselho para o biênio 2015/2016 será Goiânia. Entre os objetivos da Ligabom, estão discutir e implementar uma política nacional de interesse de todos os Corpos de Bombeiros Militares do País e buscar mais recursos para as Corporações.
Comandante-Geral do CBMGO desde 2011, o Coronel Helbingen é graduado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas (UNIGOIAS), especialista em Direito Empresarial (FESURV) e em Direito Administrativo e Constitucional (UCG). O Comandante também é especializado em Gestão em Segurança Pública (UCG) e tem MBA em Liderança e Gestão Organizacional (IPOG/FranklinCovey).
Ligabom
Criado em 2003, o Conselho é um órgão colegiado composto pelos Corpos de Bombeiros Militares de todo País e representante legítimo da classe junto a diversos órgãos em todas as esferas, mas especialmente junto à Federação. Nesse sentido os Comandantes-Gerais de todos os Corpos de Bombeiros Militares têm unido forças em prol de melhorias para as Corporações e uma maior igualdade de condições entre todos os entes da Ligabom.






