Cerimônia militar marca formatura do Programa Educacional Bombeiro Mirim do 1º BBM
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) promoveu na noite de quarta-feira, dia 3, a formatura do Programa Educacional Bombeiro Mirim do 1º BBM. A cerimônia no pátio do 1º BBM foi presidida pelo Comandante Geral do CBMGO, Coronel Carlos Helbingen Júnior, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além dos familiares dos Bombeiros Mirins.
Falando em nome da turma, a Bombeiro Mirim Patrícia emocionou todos os presentes com seu discurso. “Nós Bombeiros Mirins queremos dizer que muita coisa mudou na nossa vida durante esse período. Ter mais responsabilidade, comunhão, convivência, cuidar do próximo são algumas dessas mudanças. Aqui aprendemos a dividir, a ganhar e a perder e, principalmente, termos a noção de que não estamos sozinhos. Somos uma equipe”.
Representando os pais, o senhor Luciano Augusto Fernandes agradeceu ao Comando do CBMGO pela oportunidade de ter um filho frequentando o programa da Corporação. “Desejo que o projeto Bombeiro Mirim tenha vida longa para que inúmeros outros possam ter o privilégio de experimentar esse convívio saudável que ficará marcado na vida de nossos filhos para sempre. O curso contribuiu decisivamente para que se tornem homens e mulheres de bem”.
O Comandante Geral do CBMGO, Coronel Carlos Helbingen Júnior, parabenizou os formandos e agradeceu o reconhecimento recebido pelos pais. Ele destacou a importância do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom) como um instrumento social com foco na promoção da qualidade de vida e da cidadania. “O Corpo de Bombeiros Militar passa a ser uma segunda família para esses Bombeiros Mirins. Sempre que encontrarem um Bombeiro fardado nas ruas ou entrarem em um quartel da Corporação, vocês saberão que também fazem parte desta família”.
Os novos bombeiros mirins receberam durante o curso aulas teóricas e práticas, com noções de ética e cidadania, salvamento aquático, teorias de incêndio e práticas de combate a incêndio, salvamento terrestre, noções de emergências médicas, aulas de Educação Física, além de conhecimentos na área de convívio social, preservação do meio ambiente, noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, drogas e seus malefícios, civismo e atividades recreativas.