Centro de Operações Aéreas do CBMGO promove treinamento com bambi bucket
O Centro de Operações Aéreas do CBMGO, considerando o início do período de estiagem, realizou na última quinta-feira, dia 25, no Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco, mais um treinamento de combate a incêndio em vegetação, empregando a ferramenta bambi bucket.
O treinamento visou o aprimoramento técnico de todo efetivo diretamente envolvido como pilotos, tripulantes operacionais e apoio de solo, como também, o aperfeiçoamento de atividades ligadas à tática de combate a incêndio e ao Sistema de Controle de Incidentes (SCI).
O treinamento começou às 08h30, com uma parte teórica, na sede do COA no Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia, onde aspectos estratégicos, operacionais, meteorológicos, técnicos referentes a limitações da aeronave e de segurança foram repassados e discutidos. O planejamento da atividade envolveu os seguintes recursos operacionais e humanos: 01 helicóptero A119MKII Koala, um bambi bucket com ajuste de 630L, uma guarnição náutica (mergulhadores), uma guarnição terrestre de suporte avançado, um caminhão de salvamento, e um caminhão para abastecimento de QAV (querosene de aviação).
A operação consistiu na realização da captação de água no Lago da Barragem João Leite, em local anteriormente inspecionado pelos mergulhadores e lançamentos realizados sobre uma via de acesso a sede do Parque que estava devidamente isolada, e permitia avaliar a efetividade de cada lançamento, considerando fatores como altura, velocidade do helicóptero e ventos.
Em função das limitações técnicas da aeronave, impostas pela altitude (2500ft) e temperatura (29°C), os lançamentos eram realizados com no máximo 180Kg de combustível, fato que nos permitiu aprimorar também o reabastecimento com rotores girando, situação que, considerando a altitude e temperatura dos parques e serras de Goiás no período de estiagem, será uma constante caso o helicóptero tenha que atuar no combate. Depois de concluído o treinamento de combate a incêndio por volta das 16h30, foi possível realizar ainda um treinamento de adaptação de cães de busca do CBMGO, a aeronave com rotores girando, e posteriormente ao voo propriamente dito. Confira fotos:










